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Tecnologia
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Rastreamento de cargas

 

Atualmente, contamos com rastreadores OmniLink   que são orientados via satélite e celular automaticamente e fornecem informações de localização do veículo a cada cinco minutos.

Uma equipe especializada acompanha cada veículo 24 horas, independente do tipo de carga transportada, e mantém comunicação constante com o motorista. Qualquer eventualidade que houver durante a viagem, o motorista aciona teclas especiais estrategicamente instaladas para que os monitores possam tomar ações preventivas e/ou corretivas.

 

Em cada viagem, o motorista é orientado sobre o roteiro a seguir, com previsões de paradas para descanso, alimentação e abastecimento em locais previamente selecionados. Caso haja uma mudança de rota não prevista, o operador toma determinadas medidas de cautela e, se for necessário, pode realizar bloqueios em portas, baús, motor, tanque e outros.

 

Em casos de acidentes ou abordagem, o operador pode acionar imediatamente autoridades da Polícia Rodoviária ou deslocar equipe própria para acompanhar a ocorrência.

Além de todos os cuidados com o motorista, a carga e o veículo, possuímos também uma integração entre os softwares de monitoramento com o SITR900 (Sistema Integrado de Transportes Rápido 900). O SITR900 é o sistema de gestão de transportes que recebe as informações de cada equipamento (todas as marcas) e as integra com o banco de dados da empresa. Com os dados processados, são gerados processos que permitem um controle logístico, o que facilita a programação de cargas e a escala de motoristas. De acordo com as informações recebidas (início e fim de viagem, paradas, entregas realizadas, entre outras), mensagens via e-mail são automaticamente enviadas para que os gerentes possam tomar medidas. O mapa geral de localização de veículos dá ao setor de programação uma visão completa de todos os veículos rastreados, como o exemplo:

 

mapa


Sistema de Gestão de Transportes


Os módulos administrativo, operacional, financeiro, comercial, de controle e de manutenção de frota foram desenvolvidos pela equipe interna de TI da Rápido 900. Estes módulos estão disponíveis em duas versões: plataforma Windows e plataforma Web. Em ambos, há uma completa integração entre todas as filiais da empresa, usando VPN.


São utilizadas linguagens e bancos de dados de última geração e os nossos profissionais são treinados para acompanhar as constantes mudanças do mercado.


Parque Tecnológico


Contamos com servidores de última geração integrados entre si, que atendem as necessidades de banco de dados, comunicação, serviços Web, back ups, impressões, segurança da informação

e CFTV.


Possuímos centenas de computadores espalhados por todas as filiais. Todos os equipamentos são providos de softwares que permitem a comunicação entre si via rede e Internet. Mantemos um sistema de atualização tecnológica de todos os computadores e acessórios, além de manutenção preventiva e periódica.


O pacote Office da Microsoft supre as necessidades de planilhas, processadores de texto, apresentações, mensagens instantâneas e gerenciadores de e-mail.


Comunicações

 

Todas as nossas unidades são providas de sistema de telefonia com central DDR, com linhas digitais e placas conversoras para ligações a celulares. Ramais com telefones sem fio dão toda a mobilidade necessária aos funcionários para atender com maior rapidez e eficiência.

 

Softwares de mensagens instantâneas e e-mails fazem parte do dia a dia de cada usuário, pois todos os computadores possuem estas notáveis ferramentas.

 

A tecnologia VOIP é representada pelo Skype, software que aciona qualquer equipamento da rede via voz, o que agiliza significativamente a comunicação interna, além de permitir a redução de custos.

 

Está em fase de implantação a tecnologia de telefonia IP, processo que integrará todos os meios telefônicos existentes hoje e dará ainda mais mobilidade.


Todos os motoristas possuem equipamentos rádios-celulares e mantêm constante contato com suas bases, enviando e recebendo informações sobre entregas, coletas e ocorrências. O próprio motorista faz o registro via rádio-celular de cada entrega ou coleta realizada e atualiza automaticamente o banco de dados central,
o que permite fornecer informações instantâneas ao cliente.

 

Este sistema, chamado de WAP 900, controla todas as entregas, coletas, ocorrências e até pagamentos sobre os prêmios recebidos pelos motoristas.


EDI (Troca Eletrônica de Dados)

 

Contamos com uma equipe especializada em EDI, acostumada a participar de projetos em grandes clientes e com total domínio sobre a tecnologia e o fluxo de dados que necessitamos.

 

Trabalhamos com softwares da Proceda, Tivit, STM400, EDIWeb,
e-Sales, Nemag, ATM, Interchange, além de tecnologias de transferência de dados por FTP, e-mail, XML e HTTP.

 

São utilizados diversos padrões: EDI SETCESP, NTC/Proceda, EANCOM e a empresa pode se adaptar facilmente aos chamados padrões proprietários.

 

Contamos com projetos implantados com todos os intercâmbios: Notas Fiscais, Conhecimentos, Entregas, Faturas, Pré-Faturas, Coletas, Posição de Veículos, Protocolos de Controle, entre outros. A empresa também está pronta para trabalhar com os sistemas gerenciadores de frete como GKO, PS1, Trust, SAP e outros.


Rastreabilidade da Carga

 

Todas as tecnologias acima são integradas e, para complementar o fluxo de dados, há um módulo que permite ao cliente acompanhar sua carga, onde quer que ela esteja.

 

O cliente pode escolher entre acessar o site da empresa para verificar uma nota fiscal ou um grupo delas ou receber mensagens automáticas de nosso sistema com informações sobre seus despachos.

 

Caso queira, o cliente pode visualizar tais informações diretamente no seu próprio site, por meio da integração entre sistemas. Ou seja, com todas estas opções, o cliente pode rastrear sua carga a qualquer momento.


Treinamento

 

Nossa equipe de TI participa constantemente de cursos de aperfeiçoamento e reciclagem sobre todas as tecnologias voltadas ao transporte de carga e logística.

 

São realizados cursos internos periódicos sobre todos os softwares e as ferramentas tecnológicas empregadas, mantendo todos os funcionários sintonizados com as inovações do mercado.

 

Além dos cursos voltados para a área de TI, os funcionários do setor participam de treinamentos sobre comunicações, o que permite o uso correto dos recursos.


WMS


Utilizamos o Sistema de Gerenciamento de Armazéns da Nemag para gerenciar um depósito de um grande cliente na unidade da nossa empresa no Rio de Janeiro. Nas filiais, é usado o módulo WMS desenvolvido pela equipe interna de TI.